Uma mistura de cultura, praias lindas, restaurantes deliciosos e passeios incríveis! Escolhemos passar um feriado nessa cidade maravilhosa, que fica no interior do Rio de Janeiro, mas está pertinho de São Paulo.
Nesse Post você irá descobrir:
- Como chegar em Paraty
- O que fazer em Paraty
- O que fazer à noite em Paraty
- Onde ficar hospedado em Paraty
- Dicas Extras
Como chegar em Paraty
Paraty é uma cidade histórica localizada no Rio de Janeiro, bem próxima ao Estado de São Paulo. Saindo da capital paulista, em direção ao litoral norte, está à 240Km, mais ou menos 4 horas de viagem.
Existem duas opções percursos: pela estrada do litoral, passando por Ubatuba, ou pela estrada do interior, passando pela cidade de Cunha. As duas opções de estrada possuem trechos bem íngremes e de bastante curvas, as regiões próximas à Paraty.
A melhor maneira de fazer o percurso é de carro, mas caso você prefira ir de ônibus, existem saídas de São Paulo e do Rio de Janeiro com frequência.
O que fazer em Paraty
A cidade de Paraty, além de conter muita história e cultura do Brasil na época do Ciclo do Ouro, também possui diversas ilhas e praias lindas para conhecer através de passeios de barco ou trilhas.
Realmente, em 3 dias não conseguimos conhecer nem metade de tudo o que a cidade nos oferece, acreditamos que uns 5 dias seja um tempo melhor para poder fazer os principais passeios.
Vamos contar um pouco sobre nosso roteiro, sobre alguns passeios e também sobre alguns que não conseguimos fazer, mas que estão em nossa lista para uma próxima oportunidade!
Em parceria com a Agência de Turismo local, a Paraty Tours, ganhamos dois passeios incríveis: o City Tour pela cidade e o passeio de Escuna.
City Tour por Paraty: à princípio parece ser um passeio que as pessoas não deem preferência em uma região de praia, porém em Paraty é muito interessante poder ter essa oportunidade, pois a cidade é muito rica em história e cultura, que nos deixou impressionados!
Reservamos o City Tour para o horário das 17h, com duração de 1h30, que é feito à pé junto, com um grupo de pessoas e uma guia, pelo centro.
Passamos por varias ruas, cada uma com uma curiosidade diferente e interessante, que só conseguiríamos entender com um guia local. As pessoas passam pelas ruas da cidade e muitas vezes não reparam ou não sabem o significado de, por exemplo, um tóten que fica em varias ruas com um mapa.
Ele simboliza o caminho em que era realizada a passagem do Ouro, durante o clico do ouro, desde Minas Gerais até o porto de Paraty, onde eram encaminhamos por navio para Portugal!
Vamos contar mais uma curiosidade incrível: vocês já ouviram falar que a cidade de Paraty possui algumas ruas que ficam alagadas todos os dias?
Antes de ir pra lá, eu me perguntava o motivo pelo qual eles ainda não tinham arrumado isso nos dias de hoje. Mas a história é realmente o inverso, pois a cidade foi planejada para que as ruas ficassem alagadas, porque eles acreditavam que a água do mar limpava as sujeiras da cidade!
Enfim, aprendemos muitas curiosidades, histórias do nosso país, da nossa cultura, do nosso passado e são esses detalhes que fazem a viagem se tornar ainda mais especial, por isso adoramos fazer o passeio do City Tour.
Passeio de Escuna em Paraty: conhecemos 4 destinos:
• Praia Saco da Velha
• Ilha da Cotia
• Ilha do Algodão
• Praia da Conceição
O passeio durou 5 horas e meia, saímos do cais de Paraty, que fica no centro histórico às 10h30 e retornamos as 16h00.
A Paraty Tour possui diversos passeios e roteiros de Escuna, e todos eles contam com barcos com cozinha, então almoçamos à bordo, o que é opcional e não está incluso no preço, assim como os itens de mergulho, que também podem ser alugados no barco.
O passeio de barco é essencial em Paraty, pois é o único jeito de conhecer as praias e ilhas mais bonitas da cidade!
Então, em todos os destinos, o barco paravam em alto mar e um bote levava as pessoas até o baco de areia, onde podíamos ficar por lá mais ou menos 40 minutos.
A descida do barco não é obrigatória, inclusive na Ilha do Algodão decidimos ficar almoçando no barco, até porque essa ilha é a única que não tem banco de areia.
Além desses passeios que fizemos, Paraty também possui muitos outros e alguns nas cidades vizinhas que também valem muito a pena! Então, anota aí para tentar colocar no seu roteiro:
Paraty:
• Trilha do Pico do Pão de Açúcar, no Saco do Mamanguá
• Trilhas e passeios de Jeep
• Visita às cachaçarias e alambiques
Trindade:
• Praia do Sono
• Praia do Cachadaço
O que fazer à noite em Paraty
No período da noite, o principal programa da cidade é se perder pelo centro histórico, andar pelas ruas, ver as lojas e jantar em um restaurante.
Dicas de Restaurantes:
• Sorveteria Pistache
• Bendita’s
• Dona Ondina
• Casa 33
Onde ficar hospedado em Paraty
Ficamos hospedados na Pousada Porto Imperial, localizada no começo do centro histórico, que realmente é uma ótima escolha, pois assim você pode fazer os passeios noturnos sem utilizar o carro, já que as ruas do centro são abertas apenas para pedestre.
A nossa pousada ficava em uma esquina, onde um lado a rua já era fechada e do outro lado, onde podiam passar carros, há um estacionamento cortesia.
Além disso, a pousada também oferece café da manhã na diária, uma piscina climatizada, bar e sauna. Adoramos nossa hospedagem e super recomendamos.
Dicas Extras
Antes de ir à Paraty, confira a programação de eventos da cidade, pois existem diversos festivais que acontecem ao longo do ano. Os mais famosos são: FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty Bourbon Festival Paraty – um importante festival de Jazz
Você já visitou Paraty? Conta pra gente aqui nos comentários qual passeio você mais gostou de fazer na cidade!