Esse Post foi escrito em 2013, quando visitamos Buenos Aires durante 4 dias e decidimos reservar um dia inteiro para ir até a cidade de Luján e conhecer o Zoológico, que na época estava famoso, devido aos turistas poderem encostar e tirar fotos próximos aos animais.
Algum tempo depois, nos arrependemos de ter visitado o Zoológico, pois surgiram notícias falando que os animais eram mal tratados. Portanto, esse Post serve como um relato da nossa visita e não um incentivo à visita.
Como chegar em Luján
O Zoológico de Luján fica a 1 hora e 20 minutos do centro de Buenos Aires e também contratamos o passeio em uma das agências de turismo da Calle Florida. Então, de manhã um ônibus nos buscou no hotel e mais algumas pessoas em outros hotéis.
O percurso pode ser feito de carro, caso você tenha alugado ou de ônibus com as excursões. As opções menos vantajosas são táxi ou uber, pois o valor não irá compensar.
Como é o passeio no Zoológico de Luján
Ao chegarmos no zoológico nos assustamos um pouco porque não era muito bem o que havíamos imaginado. O lugar é um antigo sítio abandonado, onde colocaram umas jaulas com os animais, sem muita organização. Então, um “guia” local nos direcionou às primeiras visitas, o lugar em que ficavam os ursos bebês e os leõezinhos.
A visita funciona assim: junto com os animais sempre ficam uma ou duas pessoas para te direcionar, supervisionar e até tirar umas fotos para você, e na maioria das jaulas é um entra e sai de cachorrinhos para o convívio ser melhor com os humanos.
Continuando a visita, fomos levados a jaula mais esperada do passeio, para ver o leão. Mas ele estava dormindo, ou melhor, desmaiado em cima de uma mesa. Depois de algumas fotos, o guia nos disse que a partir dali o passeio seria por nossa conta, teríamos que escolher os animais e não poderíamos mais “furar fila”.
Decidimos procurar algum animal acordado, que no caso tinha uma jaula com três tigres adultos acordados e lindos para tirar uma foto. Depois de uns 20 minutos na fila sem sair do lugar, perceber que para conseguir essa foto teríamos que esperar o dia todo e não conheceríamos os outros animais. Então, desistimos e fomos procurar filas menores.
Conseguimos ver o tigre branco, tigres bebês, o viveiro das araras e até dar comida para o elefante! Óbvio que não conseguimos ver todos, porque o Zoológico estava lotado (por ser feriado).
Onde se hospedar em Luján
A cidade de Luján é muito pequena e a única coisa que existe para turistas fazerem, é visitar o Zoológico, então a dica é ficar hospedado em Buenos Aires e fazer um bate-volta na cidade.
Dicas Extras:
Grupos de excursão têm prioridade em visitar alguns animais, e em dias de feriados e finais de semana Zoológico fica bastante cheio.