fbpx

O Vaticano é um lugar especial para muita gente e acaba sendo um sonho de conhecer principalmente para os católicos. Para quem não sabe, o Vaticano é um país! Sim, é considerado o menor do mundo e o único que fica no meio outro país!

Sendo assim, é bastante comum conhecer em apenas 1 dia, principalmente se estiver em Roma. Então, vamos te contar todas as dicas e o que você precisa saber antes de conhecer o Vaticano. E quem sabe, conseguir ver o Papa, assim como a gente!

Como chegar no Vaticano

O Vaticano fica um pouco distante do centro de Roma, sendo necessário pegar algum meio de transporte. Existem as opções mais confortáveis e mais caras, como Uber ou Táxí.

Mas para os turistas mais econômicos, uma maneira bastante fácil é ir até lá de metro. Basta pegar a linha A de qualquer ponto da cidade e descer na estação Ottaviano. Ao descer na estação você pode seguir as placas ou andar junto com a maioria das pessoas, que provavelmente também estão indo para lá!

Dica Sonhando e Viajando: Nós escolhemos ir de metro e foi super rápido! Tome cuidado para não escolher ir de táxi e ficar preso no congestionamento matinal de Roma.

Roteiro para conhecer o Vaticano

Como já mencionamos, a maioria dos turistas reservam um dia inteiro para conhecer o Vaticano, tempo suficiente, desde que você acorde cedo, principalmente se estiver hospedado em Roma nos bairros mais distantes.

Vá direto para a Basílica de São Pedro e conheça a praça principal, é incrível! Depois, inclua o Museu do Vaticano e a Capela Sistina no seu roteiro. Vamos explicar com mais detalhes.

  • Por dentro da Basílica de São Pedro

Chegue cedo pois sempre há filas! A entrada é grátis, mas caso você queira pegar um acesso prioritário, é possível pagar uma taxa para economizar alguns minutos da fila.

Também é possível alugar um áudio-guia para entender melhor sobre a história de cada cantinho da Basílica. Reserve alguns minutos lá dentro para agradecer por estar nesse lugar.

Ao entrar na Basílica, do lado direito, está a imagem da Pietà, de Michelangelo atrás de um vidro blindado. Fica fácil localizar, pois a maioria dos turistas vai direto para esse lugar tirar algumas fotos.

Dica Sonhando e Viajando: Não é permitida a entrada na Basílica de shorts, bermuda, regata ou decotes. Em períodos de verão, os visitantes podem usar um lenço para cobrir o corpo para entrar.

  • Museu do Vaticano

Com certeza a primeira recomendação é comprar os ingressos com antecedência pela internet para evitar as filas! Faça isso pelo site oficial para não perder tempo e nem paciência.

Lá estão várias obras importantes da história da Itália, então uma dica é pegar um áudio-guia para entender melhor ou se juntar aos grupos de visitas guiadas.

Reserve mais ou menos 1h30 para conseguir visitar os principais pontos do museu e contemplar as obras mais famosas, até mesmo a escada mais conhecida:

  • Capela Sistina

A capela Sistina fica localizada praticamente no final do passeio do Museu do Vaticano, mas com certeza, merece ser esperado para ver a obra de arte italiana mais famosa: o teto pintado pelo Michelangelo!

Missa com o Papa no Vaticano

Diferente do que muitas pessoas fazem, nós não planejamos estar no Vaticano nesse dia para ver o Papa, na verdade achávamos que era tão difícil conseguir vê-lo pela janela, que nem pesquisamos pela internet se existia essa possibilidade.

Poucos minutos antes de irmos embora do Vaticano, passamos para comprar algumas lembrancinhas em uma loja e tivemos a curiosidade de perguntar à atendente quando que o Papa fazia a missa da janela para os fiéis.

Por uma grata surpresa, ficamos sabendo que era naquele dia e dali algumas horas! Então decidimos esperar, na praça em frente à Basílica, junto com outras milhares de pessoas que começaram a chegar.

Alguns minutos antes, a segunda janela da direita para esquerda, foi aberta e a equipe do Vaticano colocou um tecido para preparar a chegada do Papa e os fies saberem onde ele iria aparecer!

Nós já ficamos preparados com nossa bandeira do Brasil, que ficava na mochila para ser usada em momentos especiais, e lógico, que esse era um momento super especial!

Depois de algum tempo de espera, o Papa apareceu na janela! A emoção é única e uma energia incrível! A missa durou alguns minutos e percebemos que existiam alguns grupos de pessoas que foram anunciadas pelo microfone, como forma de intenção na oração, foi lindo!

Se você tiver a possibilidade de estar no Vaticano, no dia em que acontecem as missas do Papa, vai sentir essa energia única, mas caso não seja possível, só de estar nesse lugar especial, já vale a pena!


Esperamos que esse Post tenha ajudado seu roteiro e se ficou alguma dúvida, aproveite para deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *