Füssen, na Alemanha, foi nossa 6ª cidade visitada na EuroTrip e colocamos ela na lista principalmente para conhecer o Castelo de Neuschwanstein, que inspirou o Walt Disney no filme da Cinderela! Nesse post você vai descobrir todos os detalhes para deixar a sua viagem melhor e a sua visita inesquecível no castelo!
A cidade fica no sudoeste da Baviera alemã, praticamente na fronteira com a Áustria, mas também muito próxima de Munique. Uma região que pertence à Rota Romântica da Alemanha, um percurso de 400 km entre Würzburg e Füssen, com lugares e cidades incríveis!
Foi construído pelo rei Luis II no século XIX e, no ano de 1886, próximo ao final de sua construção, o rei foi declarado louco pela comissão de Estado, e poucos dias depois, foi encontrado morto no Lago Starnberger.
O castelo possui 6.000 metros quadrados, 4 andares e 80 metros de altura, mas no projeto inicial, era pra conter mais de 350 ambientes planejados, porém, depois da morte do rei, a obra foi finalizada com apenas 14 cômodos.
Atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados da Alemanha, sendo finalista do concurso das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, no ano de 2007 (mas não vencedor) e recebendo um média 1,3 milhões de visitantes por ano!
Como chegar no Castelo de Neuschwanstein
A cidade mais conhecida que fica próxima do castelo é Munique e a melhor opção é fazer um bate e volta. Saindo logo cedo, os turistas costumam visitar Neuschwanstein na parte da manhã, almoçar pela região e até sobra um tempinho para andar pelas ruas do centro ou visitar o outro castelo, que fica em frente.
Existem algumas opções para chegar até lá:
- Alugando um carro e indo por conta própria: caso você já esteja fazendo sua viagem com um carro, caso contrário, não é necessário alugar um carro apenas para fazer esse passeio.
- Excursão: existem ônibus com guias que saem diariamente de Munique para realizar o tour pela cidade e no castelo.
- Por contra própria de transporte público: essa foi a opção que escolhemos e que com certeza é a mais econômica.
Caso decida fazer o percurso de ida e volta de Munique por contra própria, vamos explicar aqui como funciona. O trajeto é divido em 3 etapas da seguinte forma:
- Primeiro percurso: Trem (Munique até Füssen)
Nós compramos os bilhetes de ida e volta com antecedência pelo site da companhia de trem, que custou 20 euros por pessoa e por trecho. O trem saiu da estação central de Munique HBF e chegou na única estação de trem de Füssen.
Tempo de Percurso: 02 horas
- Segundo percurso: Ônibus (Estação de Füssen até o centro da cidade, onde se encontra a Bilheteria do Castelo).
Ao chegar na estação de trem de Füssen, basta atravessar a rua e pegar um dos ônibus de número 73 ou 78. Fique tranquilo, pois 90% das pessoas estão indo para o mesmo lugar, então é só seguir o “fluxo”.
Tempo de Percurso: 15 minutos
Dica Sonhando e Viajando: Todos os visitantes devem passar pela bilheteria, mesmo que tenha comprado o ingresso pela internet, é necessário chegar com antecedência para apresentar seu voucher e trocar pelo ingresso oficial. E caso não tenha comprado os ingressos, pegue a fila para comprar.
- Terceiro percurso: A Pé (Centro da cidade: Bilheteria do Castelo, até a entrada do Castelo).
Esse percurso pode ser realizado de três maneiras: a pé, de charrete com cavalos ou de ônibus.
Na época em que fomos, era verão, e podíamos escolher qualquer uma das três opções. Porém, no inverno, só existe a possibilidade de charrete, pois a estrada fica coberta de neve (e a opção de subir a pé, mas as pessoas geralmente não optam por conta do frio).
Tempo de percurso da caminhada: 30 minutos de uma ladeira moderada.
Ingresso para visitar o Castelo de Neuschwanstein
Existem duas opções para adquirir seu ingresso de entrada no castelo: online pelo site oficial ou comprar na bilheteria do castelo no momento que chegar na cidade.
Vale lembrar que em dias de verão, considerados alta temporada, podem existir excursões ou mais turistas do que o normal, e você corre o risco de não conseguir mais ingresso para o mesmo dia, ou ter a opção de horários somente no final do dia.
Nós compramos os ingressos pelo site: www.hohenschwangau.de/ticketcenteronde e acredito ser a melhor opção. Atenção: conforme já falamos, os visitantes que compram o ingresso online, precisam trocar pelo ingresso oficial na Bilheteria.
No momento da compra, é necessário agendar a data e o horário da visita e tome cuidado, pois não existe tolerância de horário.
Valor do ingresso: 13,50 euros por pessoa
Como é a visita no Castelo de Neuschwanstein
Diferente de outros castelos pelo mundo, no Castelo de Neuschwanstein não é permitido entrar sozinho ou fazer a visita por conta própria.
Todos os visitantes são direcionados para a entrada da visita guiada, que fica na parte de trás do castelo, onde existe uma loja, banheiros e armários para guarda-volumes.
Bem em frente, existe uma televisão, que mostra o horário atual e o número do grupo correspondente. Os grupos são chamados a cada 5 minutos, então os próximos visitantes ficam em frente ao painel esperando sua vez, pois não existe tolerância de horário, então esteja em frente ao painel 5 minutos antes.
Ao entrar no castelo, um guia recepciona os visitantes e entrega o áudio-guia referente a língua solicitada. Existe português brasileiro, que facilita bastante o entendimento. O guia vai direcionando o grupo até as salas e você escuta a história daquela parte do castelo.
A visita tem duração de 30 minutos, nos principais cômodos do castelo, como o quarto do rei e o salão principal do trono. Mas não é permitido filmar e nem fotografar dentro do castelo.
No final da visita, na saída do castelo, existe um lugar reservado para descanso, banheiros, lanchonete e uma loja com produtos oficiais do castelo.
Dicas Imperdíveis:
Visitar a Ponte Marienbrücke:
Após a visita guiada dentro do castelo, ainda há mais uma visita essencial a fazer: a ponte Marienbrücke, que fica a uma caminhada de mais ou menos 20 minutos do castelo, um percurso tranquilo e indispensável, pois é o lugar onde se tem a vista mais bonita do Castelo, onde pode vê-lo completo de um ângulo perfeito para fotos.
Então, não deixe de dar uma passadinha lá, com certeza é o ponto alto do passeio, mas tenha paciência pois é um lugar pequeno e cheio de gente querendo tirar fotos!
Dica Sonhando e Viajando: vá em direção ao final da ponte, geralmente fica mais vazia e possui melhores ângulos para tirar as fotos!
Existem duas recordações incríveis do Castelo de Neuschwanstein que os turistas podem levar para casa :
- Moeda Comemorativa: existe uma máquina onde os turistas colocam duas moedas: uma moeda de 5 centavos de euro e outra moeda de 1 euro. Depois de girar uma manivela, a moeda de 5 centavos é amassada e impressa o desenho do Castelo!
Outra recordação tão linda quanto, fica em um Centro de Informações em frente ao ponto de ônibus que levam os turistas até a estação de trem:
- Carimbo no Passaporte: essa recordação é de graça e você só precisa estar com seu passaporte para ganhar esse carimbo temático do castelo em qualquer página que estiver em branco!
Outros passeios para fazer pela região de Füssen
No período da tarde, poderíamos ter ido conhecer o outro Castelo da cidade, o Hohenschwangau, que está localizado em frente ao Castelo de Neuschwanstein, porém, decidimos conhecer mais a cidade e as diversas lojinhas que são maravilhosas!
A visita de um dia na cidade ainda permite combinar mais uma visita à esse segundo castelo, que é tão lindo quanto o que visitamos. Para quem não sabe, o Castelo Hohenschwangau foi o primeiro na região, construído pelo rei Maximilian II da Baviera, o pai de Ludwig II!
Dica Sonhando e Viajando: Caso decida visitar os dois castelos, é possível comprar os ingressos juntos e o preço fica com desconto!
Onde almoçar em Füssen
Próximo à bilheteria do Castelo, existem várias opções de lojas e restaurantes. Nós almoçamos em um restaurante chamado Allgäuer Stüberl, típico alemão, onde comemos o famoso Eisbein, o joelho de porco e a tradicional, Apfelstrudel, torta de maçã.
Macarrão da Bia Eisbein do Thi Apfelstrudel
Vale a pena reservar um tempinho para passear pelo centrinho da cidade, comprar alguma lembrancinha nas lojas e provar mais da culinária alemã!
Dicas Extras:
- Vale a pena comprar os ingressos do Castelo e os tickets dos trens com antecedência pelos sites.
- Leve seu passaporte para registrar a recordação com o carimbo original do Castelo.
- O Castelo fecha para visitação nos dias 24, 25, 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.
- Existe Wi-Fi na área do Castelo
- Não é permitido tirar fotos ou filmar dentro do Castelo
Esperamos que tenham gostado do nosso Post sobre esse Castelo tão lindo! Deixe aqui nos comentários se você já conhece ou se tem vontade de conhecer! Ah, não esqueça de carimbar seu passaporte, hein?!
Amei os comentários, estou indo para Alemanha com o meu esposo,vamos fazer a rota romântica,e não falamos bem o inglês, então todas as dicas foram legais.
Obrigada 👍