Murano é uma ilha pequena, próxima de Veneza, que tem um charme especial! Uma versão menor e mais tranquila da cidade das gôndolas, ela é uma ótima opção para passar o dia e se perder pelas ruas e pontes que ligam às inúmeras fábricas e lojas de vidros.
A cidade é linda, assim como Veneza, cheia de canais e pontes, mas nos pareceu muito mais organizada e limpa, com as construções mais novas, talvez porque não tenha tantos turistas.
Esse é um ótimo passeio para fazer durante o período da manhã ou da tarde, não é necessário mais do que um dia para conhecer tudo e visitar todas as lojas de vidros!
Como chegar em Murano
Chegar em Murano é bem tranquilo e fácil, fizemos o percurso pelo meio de transporte público de Veneza (metro-barco), onde embarcamos na estação mais próxima do nosso hotel (Santa Lucia) e mais ou menos 30 minutos depois, estávamos em Murano.
Outra maneira de chegar na ilha é de “Barco-Táxi“, um serviço mais exclusivo, que pode ser contratado próximo ao seu hotel, mas que irá custar um valor bem maior.
Dica Sonhando e Viajando: Caso você não saiba como chegar em Veneza, clique aqui para ver as melhores opções no Post que explicamos todos os descolamentos do Brasil até a Itália.
Caso você prefira fazer passeios com excursões, existem agências em Veneza que realizam o passeio de Murano e Burano no mesmo dia, com deslocamentos e guias.
O que fazer em Murano
Murano se tornou mais conhecida depois de 1291, quando o governo ordenou que todas as fábricas de vidro fossem transferidas de Veneza, devido aos riscos de incêndio.
Para ler nosso Post sobre Veneza, clique aqui!
- Fábrica de Vidros
Uma das principais atrações é visitar alguma fábrica de vidros para ver os artesãos produzidos peças lindas! Nós visitamos a New Murano Gallery, na Calle Vivarini 6/A e adoramos ver de perto esse trabalho!
- Museu do Vidro
É possível conhecer a história do principal artesanato da cidade no Museu do Vidro. Lá dentro, os visitantes podem apreciar desde as primeiras peças de vidro produzidas com a técnica do sopro e as primeiras peças produzidas em Murano, entre os séculos X e XI!
Museo del Vetro fica na Fondamenta Giustinian, 8, bem próximo da parada de vaporetto “Museo”.
Atenção: não são todos os dias que o Museu fica aberto ao público, então não esqueça de conferir os dias da semana antes de chegar na ilha!
- Visitar as lojas de vidros
Esse é o ponto alto do passeio, entrar na maioria das lojas que vendem todos os tipos de produtos com vidro, desde vasos até pulseiras. É praticamente impossível sair de lá sem uma lembrancinha!
Eu (Bia) comprei uma pulseira de bolinhas de vidro por 5 euros, e ao longo da viagem, vi a mesma pulseira em várias lojas com preços entre 15 e 25 euros!
Esperamos que você tenha gostado desse Post! Caso tenha mais de 1 dia em Veneza, vale a pena conhecer a cidade de Murano, mas se você estiver apenas de passagem em Veneza (com cruzeiro, por exemplo), aconselho a fazer os passeios principais em Veneza mesmo, e deixar Murano pra um próxima viagem.
Você já visitou essa pequena ilha próxima de Veneza? Ficamos apaixonados por essa região! Deixe aqui nos comentários se você ficou com alguma dúvida!