O Complexo da Pedra do Baú está localizado na cidade de São Bento do Sapucaí, mas fica bem próximo de Campos do Jordão, por isso você pode conhecer através de qualquer uma dessas cidades.
No feriado de Janeiro (Estadual de São Paulo) decidimos ir mais uma vez até Campos (pela 5ª vez juntos!), mas queríamos fazer alguns passeios diferentes. Então, pesquisamos sobre a Pedra do Baú e decidimos fazer a trilha da Pedra do Bauzinho!
O Complexo da Pedra do Baú é divido em três partes: a Pedra do Bauzinho, a Pedra do Baú e a Ana Chata. As três possuem trilhas com dificuldades diferentes, então escolha a mais adequada para seu perfil.
Pedra do Bauzinho: Trilha mais fácil
Duração: 30 minutos, contando a partir da portaria (alguns dias da semana eles deixam subir de carro até o 2º estacionamento, aí a trilha é de 10 minutos – 470 metros)
Pedra do Baú: Trilha difícil
Duração: 3 horas (4 Km) e deve ser feita com profissionais.
Ana Chata: Trilha moderada
Duração: 2 horas (3,8 Km) e deve ser feita com profissionais.
Para nossa primeira vez, escolhemos começar pela Trilha da Pedra do Bauzinho, e nos surpreendemos ao ver várias famílias com crianças, cachorros e idosos fazendo o mesmo percurso! É um passeio para toda família, você só precisa de calma e um pouco de coragem (para quem tem medo de altura).
O ingresso do Parque é de R$ 10,00 por pessoa (somente dinheiro)
Estacionamento: grátis (08h às 18h)
Como chegar na Pedra do Baú?
A opção mais fácil é colocar “Pedra do Baú” no Waze, ele te leva direto para a entrada do parque, ou siga as placas desde o centro de Campos do Jordão. A viagem a partir do centro possui 24 Km, mais ou menos 50 minutos de duração.
Quando ir na Pedra do Baú?
A melhor opção é sempre ver a previsão do tempo um dia antes para garantir que não irá chover.
Além disso, escolha o período da manhã, para o calor não ser tão forte. Não esqueça de ir com roupas confortáveis, tênis, levar água e repelente.
Qual cidade visitar junto com a Pedra do Baú?
Você pode fazer cidade base em São Bento do Sapucaí ou Campos do Jordão.
Para quem prefere relaxar e curtir a natureza, escolha a primeira opção. Para quem gosta de agito, ruas com lojas, e outros passeios, escolha Campos. Se estiver hospedado em Campos, não deixe de conhecer o Parque Amantikir, nosso passeio preferido!
Você curte fazer passeios com trilha? Já conheceu essa região ou tem vontade de conhecer? Conta pra gente aqui nos comentários, vamos adorar saber!